Para calcular uma expressão aritmética é necessário utilizar o comando COMPUTE. Com este comando é possível utilizar um ou mais operadores aritméticos na mesma linha de comando.
Estrutura básica:
COMPUTE variável-resultado EQUAL “A” – “B” + “C” * “D”
Todavia, é bom atentar a ordem de prioridade algébrica/aritmética das operações, para que a expressão não seja calculada de forma errada. Com o COMPUTE também podemos utilizar o símbolos “()” para estabelecer a ordem dos cálculos. Exemplo:
COMPUTE variável-resultado EQUAL “A” – ((“B” + “C”) * “D”)
Neste caso então será realizado primeiro a adição, posteriormente a multiplicação e em seguida a subtração.
Exemplo em código:
Neste exemplo o valor final de GDA-RSTD = -19.
Clausula "ON SIZE RROR" é para realizar o tratamento de um possível erro na hora da execução do comando COMPUTE. Neste exemplo se acentece um erro iria ser executado "PERFORM 999001-ERRO-01".
COMPUTE variável-resultado EQUAL
(“A” ** (1/56)) – ((“B” + “C”) * “D”) / (((“B” + “C”) * TAXA) / 100 + JUROS)
Se utilizar um comando COMPUTE para calcula-la irá funcionar, mas pense na dificuldade do entendimento do cálculo, e também para possíveis manutenções que possam ser necessárias.
Então, para expor a expressão de uma maneira mais clara e legível é recomendado subdividir o cálculo em partes menores e utilizar os comandos de operações aritméticas nativas do COBOL como ADD, SUBTRACT, DIVIDE, etc.
Para Ctrl + C do código acesse aqui.
Consultar a relação de Termos e Abreviaturas acesse aqui.
Até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário